Em junho, o Festival chega às unidades dos CEUs Caminhos do Mar, Inácio Monteiro, Capão Redondo e Butantã com muita música, oficina, contação de história e diversão.
Pequeno Coração Caipira -foto Gabi Oliveira - Foto divulgação
Em junho, o Festival de Música Infantil Peixe-boi chega ao CEU Caminhos do Mar (4/6) comPequeno Coração Caipira (Caipira Caiçara, às 10h), Oficina com Cris Miguel (Brincando de Cantar, às 14h) e Inimar dos Reis (EcoFolias, às 15h); ao CEU Inácio Monteiro (11/6) com Clara Dum (Que Som Você Tem?, às 10h) e Cris Barulins (Pandeirodê, às 15h); ao CEU Capão Redondo (19/6) com a Cia. da Lira (O Ganso de Ouro, às 10h) e Cris e Angelo Miguel (Fadas, às 15h); e ao CEU Butantã (21/6) com Zé Eduardo e Guitarrada para Crianças (às 10h) e Cia Cabelo de Maria(São João do Carneirinho, às 15h).
Os grupos selecionados para participar do Festival de Música Infantil Peixe-boi desenvolvem importantes trabalhos voltados para a cultura popular e a arte-educação; e representam uma parte significativa e diversa da atual produção cultural dedicada às crianças e aos adolescentes, tendo em comum a preocupação com temas sociais, com preservação e difusão da cultura popular e regional brasileira e com o papel da arte na transformação da sociedade. São eles: Grupo Girasonhos, Pequeno Coração Caipira, Lili Flor & Paulo Pixu, Cris Barulins, Inimar dos Reis, Clara Dum, Giba Pedroza, Cris Miguel, Cia da Lira, Zé Eduardo e Guitarrada pra Crianças, POIN - Pequena Orquestra Interativa e outros.
O Festival de Música Infantil Peixe-boi - 5ª Edição - idealizado pela Pôr do Som, com direção artística de Sérgio Mendonça - é um projeto realizado por meio do ProAC Editais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Grupo Girasonhos, Pequeno Coração Caipira, Lili Flor & Paulo Pixu, Cris Barulins, Inimar dos Reis, Clara Dum, Giba Pedroza, Cris Miguel, Cia da Lira, Zé Eduardo e Guitarrada para Crianças e POIN - Pequena Orquestra Interativa, entre outros, participam do Festival.
FICHA TÉCNICA - Idealização/realização: Pôr do Som. Direção artística e produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Produção: Julia Coelho. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Cenário: Iva Pinheiro. Ilustrações: Leticia Rita. Técnico de som: Rodrigo Carraro Transporte: Isa Vans. Gravação e edição de vídeo: Estúdio 185 Apodi. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena.
PROGRAMAÇÃO | JUNHO
Festival de Música Infantil Peixe-boi - 5ª Edição
Entrada franca. Livre para todos os públicos.
04 de junho - Terça - CEU Caminho do Mar
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro. SP/SP.
10h - Pequeno Coração Caipira - Show: Caipira Caiçara
14h - Oficina com Cris Miguel:Brincando de Cantar
15h - Inimar dos Reis - Show: EcoFolias
11 de junho - Terça - CEU Inácio Monteiro
R. Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro. SP/SP.
10h - Clara Dum -Show: Que Som Você Tem?
15h -Cris Barulins - Show: Pandeirodê
19 de junho - Quarta - CEU Capão Redondo
Rua Daniel Gran, s/n - Jardim Modelo. SP/SP.
10h - Cia da Lira - Show: O Ganso de Ouro
15h - Cris e Angelo Miguel - Show:Fadas
21 de junho - Sexta - CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP.
10h - Zé Eduardo e Guitarrada para Crianças
15h - Cia Cabelo de Maria - Show:São João do Carneirinho
Os grupos/artistas
Pequeno Coração Caipira / Caipira Caiçara - A proposta do espetáculo é celebrar a cultura tradicional caipira, longe dos estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia. O show Caipira Caiçara leva o público a um mergulho nesse universo tão presente no cotidiano de muitos e na formação da identidade cultural do nosso povo com momentos ímpares de humor, encantamento e brasilidade.
Cris Miguel / Oficina Brincando de Cantar - Uma experiência musical de forma acessível e divertida para crianças por meio do canto, da dança circular, de brincadeiras, de pequenas histórias, de exercícios vocais, de ritmo, de percussão corporal e até de interação com bonecos. A oficina tem por objetivo apresentar cantos tradicionais do Brasil e também de países diferentes. A partir da vivência, as crianças têm a oportunidade de aguçar o gosto por práticas de musicalização, ampliar seu universo artístico e cultural e desenvolver potencialidades com atividades lúdicas.
Inimar dos Reis / EcoFolias - EcoFolias é espetáculo interativo apresentado por Inimar dos Reis, acompanhado pelo Grupo Folias e Folguedos. Leva ao público um repertório com temas sobre os temas mais discutidos na atualidade: meio-ambiente, ecossistema, sustentabilidade, biodiversidade, preservação e conservação da vida no planeta. EcoFolias é uma celebração à natureza. As músicas declaram a beleza da Terra, dos rios, das florestas, dos mares, dos animais, das flores, dos minerais e dos vegetais. Música e alegria!
Clara Dum / Que Som Você Tem? - O bebê, dentro do útero de sua mãe, recebe o tempo todo estímulos sonoros e rítmicos, além do som de sua própria voz e os sons do ambiente. Portanto, neste show, as crianças têm a possibilidade de entrar em contato com esse universo que, de alguma forma é tão familiar, a partir do encontro com instrumentos como flautas, saxofone, mbira, percussões, rabeca e outros. Além dos estímulos sonoros, o show conta também com estímulos visuais e corporais, conduzidos pelo grupo.
Cris Barulins / Pandeirodê - O show Pandeirodê, criado pela artista Cris Barulins, possui um cenário onde ficam pendurados os pandeiros, a pandeirola e pandeirão. De forma lúdica estes instrumentos vão sendo utilizados ao longo do show, passando por diversos ritmos como samba, baião, coco, capoeira, Boi do Maranhão e até rock. Os instrumentos, todos de uma mesma família percussiva, acabam sendo o fio condutor do show, mostrando a sua diversidade de possibilidades.
Cia da Lira / O Ganso de Ouro - Era uma vez um lenhador que tinha três filhos. E no dia em que ele adoece, os dois filhos mais velhos tentam em vão trazer lenha para casa. A missão fica então a cargo do caçula Joãozinho que, depois de muito insistir, não só consegue a lenha como tem a felicidade de ser recompensado por sua generosidade por um homenzinho cinzento com um ganso de ouro. A estética do espetáculo O Ganso de Ouro se baseia na arte do ator/diretor em contar a história lançando mão da participação o público, de adereços e bonecos e da música ao vivo, conforme é vista em algumas regiões brasileiras, porém como a característica da pesquisa cênica com a qual o grupo se dedica.
Cris e Angelo Miguel / Fadas - A fada existe sim, e ela vem pra contar histórias! A fada é um ser mitológico e fantástico que protege os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos através de encantamentos. Fada Madrinha, Melusina, a Fada Enfadada e outros contos - de fada é claro - são as histórias escolhidas para esta brincadeira de fazer sonhar as crianças. Cris Miguel conta as histórias utilizando um teatro de bonecos musical que inclui bonecos de papel, de teatro de sombras e de tecidos.
Zé Eduardo e Guitarrada para Crianças - Com a participação do cantor Zé Eduardo, Guitarradas para Crianças – projeto do guitarrista Rafa Moraes - traz releituras de clássicos da música infantil com a mistura dançante e contagiante das guitarradas. O projeto nasceu com o intuito de trazer para o universo infantil a tradição da música instrumental popular. Também conhecido como lambada elétrica, a guitarrada surgiu da fusão do choro com carimbó, merengue, cúmbia, mambo, bolero, jovem guarda, brega e outros. Cantigas que atravessaram gerações chegam com uma nova roupagem, mas sem perder a identidade e essência, em ritmos brasileiros diversos que têm o potencial de unir e conectar crianças e adultos de todas as idades, convidando para cantar e dançar juntos.
Cia Cabelo de Maria / São João do Carneirinho - São João do Carneirinho é um espetáculo bastante interativo e o próprio repertório já se encarrega de colocar movimentos nos quadris da plateia. A Cia Cabelo de Maria apresenta um repertório cheio de diversão no qual o público é convidado a participar cantando e fazendo várias brincadeiras. O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradece pelas colheitas realizadas e as fogueiras são acesas, fazendo pedidos para o próximo ano. Coco, xote, baião, marchinhas formam a riqueza e a variedade de ritmos em São João do Carneirinho.
Comentários
Postar um comentário