Debate durante a edição 2023 da SciBiz. Foto: Divulgação
A 7ª edição do evento de ciência, negócios e tecnologia reúne líderes do setor dentro da Cidade Universitária conectando pesquisadores, empreendedores e investidores em uma jornada de descobertas
São Paulo, 29 de maio de 2024. Está de volta um dos eventos mais criativos e inovadores, que conecta pesquisa, negócios e tecnologia dentro da USP. Entre os dias 17 e 21 de junho o Science meets Business (SciBiz) chega à sua 7ª edição, ocupando dois espaços da Universidade de São Paulo, o INOVA USP e o Centro de Difusão Internacional (CDI). As inscrições já estão abertas a todos os perfis de público pelosite do evento.
Criada em 2018, esta iniciativa da Agência USP de Inovação (AUSPIN), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP) e Centro de Inovação da USP (INOVA USP), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), visa aproximar negócios e ciência em benefício da sociedade. Após tomar forma na academia, a iniciativa hoje impacta todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil.
O evento possui como missão integrar mais de 5.000 estudantes, pesquisadores, empreendedores e investidores, e assim acelerar o processo de transformação da invenção em inovação de impacto para o fortalecimento da competitividade do Brasil no cenário mundial a partir de tecnologias de base científica. Na edição de 2023 foram mais de 50 investidores, 200 empresas envolvidas, 200 palestrantes e mais de 100 apresentações de startups, totalizando mais de 120 horas de conteúdo produzido.
O SciBiz conecta pessoas através de uma imersão transformadora e, através deste olhar, impulsiona a inovação por meio do network, geração de negócios e aprendizagem colaborativa. "Queremos acelerar o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de deep techs por meio da conexão entre cientistas, pesquisadores, empresas, investidores, representantes governamentais e autoridades em um grande think tank", explica o Prof. Dr. Moacir Oliveira Junior, Coordenador do Escritório de Parcerias da USP e Conference - Chair do SciBiz.
Entre os principais apoiadores do evento estão o CNPq e a CAPES. A Curadoria Estratégica, que define os conteúdos do evento, inclui instituições como IPT, Instituto Butantã, Unicamp, Unifesp, Unesp, Plug and Play, SOSA Open Innovation, ambientes Paulistas de Inovação, FEA Angels, Parque Tecnológico de São José dos Campos, ANPROTEC, CIETEC, FORTEC, PGT USP - USP.
Debate durante a edição 2023 da SciBiz. Foto: Divulgação
Desde 2018 a SciBiz Conference tem estabelecido parcerias com a Merck, Navegar, Wylinka, Research Centre for Gas Innovation, Center for Artificial Intelligence, Inovapol, Acate, greentech, LIFT, Abstartups, eretz.bio, Centro Universitário FEI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, Triple Helix Association, Global Innovation Index, Glorad, Cornell Emerging Markets Institute (EMI), Emerging Multinational Research Network e BRIDGE.
Na lista de apoiadores do SciBiz, marcas como Google Cloud, Oracle for Startups, KPTL, ZIV Gallery, Astella, IncubateFund, ACE, Domo Invest, OneVC, RIZA, Fundo Pitanga, Bossa Invest, MIT Alumni Angels, LIGA Ventures, Núcleo de Empreendedorismo da USP, SUPERA, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Habits, Indicator Capital, Enactus, Endeavour, ESALQTec, CIETEC, eLab FEA-USP, BR-Angels, AtlanticHub e Anjos do Brasil.
O tema da edição 2024 será "Inovação por Missões: Deep Techs e a Neo Industrialização", alinhado com as Diretrizes do Governo Federal que prevê a alocação de mais 300 bilhões de reais em financiamentos até 2026 no Programa 'Nova Indústria Brasil', que busca conciliar maior produtividade, criação de empregos e menor impacto ambiental.
Os valores serão geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Por meio de uma programação bastante diversificada, o evento proporciona aos participantes conhecimentos e experiências relevantes e transformadoras para suas vidas profissionais e acadêmicas.
Entre as principais atividades do SciBiz destacam-se:
- Conferência: ao longo de todo evento acontecerão simultaneamente palestras, painéis, oficinas e workshops com enfoque em disseminar conhecimentos de vanguarda que fortaleçam a criação e o desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores. Palestrantes nacionais e estrangeiros contribuem com o evento – em 2023 foram mais de 20 palestrantes internacionais.
- Feira de Startups: espaço para exposição de startups deep techs dos mais diversos níveis de maturidade e segmentos de atuação, curadas pelo comitê técnico científico do evento, reforçando o papel da Universidade de São Paulo e demais universidades parceiras do evento em dar visibilidade às iniciativas empreendedoras oriundas de projetos de pesquisa e que tenham potencial para resolver problemas reais do mercado com alta tecnologia.
- Show Room de Tecnologias: tecnologias em todas as áreas do conhecimento com base em projetos de pesquisa científica voltados à inovação são apresentados no SciBiz fazendo a conexão entre a ciência e o ambiente de negócios. Apenas na USP são 9 Embrapiis, 7 CPEs (Centros de Pesquisa em Engenharia) e 13 CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, financiados pela FAPESP, tendo como "piso" pelo menos 40 milhões de reais para os primeiros 5 anos). Serão apresentadas também tecnologias da Unicamp, Unesp, IPT, Instituto Butantan, entre outras renomadas instituições.
- Desafios Tecnológicos: o Desafio é uma competição de startups, estudantes, pesquisadores e cientistas, organizada pela Science Meets Business Conference, que busca identificar soluções tecnológicas e inovadoras para uma demanda concreta, e gerar oportunidades de negócio e colaboração universidade-empresa.
Ambiente descontraído durante o SciBiz 2023. Foto: Divulgação
A atual edição do SciBiz terá como parte de sua programação um rol de cinco eventos nacionais e internacionais de caráter científico temáticos, sendo esta uma forma de ampliar a variedade de público e de conhecimentos a serem compartilhados, estimulando assim uma conexão valiosa e única no Brasil.
Entre os eventos parceiros está a 22ª International Triple Helix Conference, que tem como objetivo fornecer um local internacional e multidisciplinar com acadêmicos, formuladores de políticas e profissionais de destaque para discutir e avançar a compreensão dos desafios e soluções atuais baseados na inovação e no relacionamento entre Universidades, Governos, Indústria e Sociedade Civil. A última edição foi realizada em Barcelona, em 2022.
Já o Fórum ACEEU 2024 é um evento que reúne especialistas e líderes mundiais para avançar as fronteiras do empreendedorismo e do envolvimento da comunidade no Ensino Superior. Além disso, um encontro da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) reúne responsáveis nas universidades, institutos de pesquisa, instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia.
Por fim, o 1º Simpósio Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Resistência Antimicrobiana será promovido pelo Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos (Projeto ARIES), CEPID/ FAPESP. E fechando a programação, o Europe - China - Latin America Innovation Forum, uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências entre Europa, China e América Latina, focando em inovação, diálogo, cooperação internacional e desenvolvimento tecnológico.
SERVIÇO:
Quando: 17 a 21 de junho
Local: Inova USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 - Butantã, São Paulo
Comentários
Postar um comentário