Aprenda a ser um bom líder e ter um time de sucesso

Bye Clemilda Thomé


Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar, afinal, engana-se quem pensa que todo gestor é um líder nato. Liderança é muito mais sobre atitudes perante sua equipe, e das pessoas a sua volta, do que simplesmente assumir responsabilidades e delegar tarefas.

Liderar requer atenção e tato, e essas são características que nem todo gestor possui. É gerar inspiração e confiança, fazendo com que sua equipe se sinta segura ao executar o seu trabalho, pois os líderes são especialistas em tomar decisões e possuem grande confiança em si mesmos para isso. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento, se tornando uma figura de exemplo para sua equipe. Para isso, existem algumas características essenciais que todo bom líder precisa ter.

Ser comunicativo: Grandes líderes são excelentes comunicadores, por isso, é essencial que um líder seja sempre comunicativo, honesto e claro com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, além de ser uma figura de confiança, por não esconder o jogo, incentiva a equipe a ir atrás de resultados para reverter qualquer situação negativa que apareça.

Conhecer sua equipe: Conhecer os talentos da equipe é necessário, mas saber usá-los é ser um líder nato. Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalha. Por isso, sabem exatamente como desenvolver e trabalhar as características de cada funcionário, otimizando o trabalho e desenvolvendo cada um em suas respectivas funções, pois observa o trabalho da equipe sabendo exatamente quais as melhores habilidades de cada.

Aceitar e dar feedbacks: Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças ou dar algum feedback entre si, incluindo ele mesmo. Em um trabalho em equipe, o feedback é essencial entre os funcionários, para que sigam trabalhando em harmonia e com excelência, e isso inclui o líder, para, que assim, possa ouvir como está guiando seus colaboradores, permitindo enxergar erros e acertos com maior facilidade.

Reconhecer seus funcionários: Um grande líder sabe reconhecer esforços, pois está sempre atento ao fluxo de trabalho. Dessa forma, sabe os pontos fortes de cada um e como estão lidando com o trabalho, podendo pensar em diversas formas de continuar os inspirando ou recompensando pelo ótimo trabalho executado, motivando e estimulando a equipe.

Criar um ambiente positivo: O líder inspirador sabe criar uma cultura positiva de trabalho! Sendo assim, cria-se um ambiente agradável que converse com os valores da empresa e dos seus funcionários, o que, consequentemente, aumenta a produtividade e estreita relacionamentos entre eles e a empresa, fazendo com que se sintam, de fato, parte do local onde trabalham.

Ser um bom professor: Um bom líder, está sempre ensinando o que sabe, além de estar muito bem-informado. Dessa forma, evita passar a imagem de centralizador e com “medo” de repassar seu conhecimento aos colaboradores.

Por isso, para ser um verdadeiro líder, é importante estar alinhado com esses pontos e também estar sempre atento a suas atitudes, dessa maneira, terá sempre um time de sucesso.

 

Sobre Clemilda Thomé

Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas, no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da educação, que ela acredita ser o maior agente das mudanças e desenvolvimento do país. Exatamente por esse foco, Clemilda, faz parte do Instituto Sou 1 Campeão que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional, ao lado do Treinador Comportamental e esposo Mamá Brito e do ídolo do MMA mundial Rogério Minotouro. Um dos únicos institutos capacitados para oferecer esse tripé do conhecimento como o caminho completo e necessário para ajudar pessoas a executarem planos de vida e de negócios.


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