Racionar para sobreviver: a vida é um desafio

Mauricio Louzada - Fodo divulgação

Entenda como uma simples goiabada pode te ajudar a ter senso estratégico para aplicar na sua vida e carreira

Já pensou um dia passar por uma experiência que precisasse utilizar técnicas de sobrevivência? E sabia que essas mesmas técnicas podem te ajudar a desenvolver habilidades comportamentais para uma carreira e vida pessoal de sucesso?

Em maio de 1998, cinco jovens se perderam em uma das maiores cavernas do Brasil. Pelo período de 44 horas tiveram que aprender lições sobre foco, determinação, planejamento, liderança, espírito de equipe e resiliência, com o objetivo de sobreviver a uma condição adversa em um ambiente hostil, com recursos limitados de equipamentos, iluminação e comida.

Essa história é real e vivida por Mauricio Louzada com mais quatro amigos, que tiveram que usar o senso estratégico para sobreviver. Sua experiência resultou em uma das palestras mais aplaudidas da atualidade e em um livro, que está em sua 6ª edição: “Pra valer” (Literare Books International).

Em uma das várias situações vividas, Louzada conta sobre a experiência da goiabada, um dos poucos alimentos que eles tinham e que precisavam racionar: “(...) Júnior cortou um pedaço de queijo para cada um e, ao cortar a primeira fatia de goiabada, foi interrompido por Adriana: — A goiabada tem que ser cortada bem fininha. É a nossa maior reserva de energia e não podemos consumi-la de maneira irracional. ‘Realmente as mulheres têm habilidade de raciocínio até nestes momentos!’, pensei. Sem dúvida, o bem mais precioso que tínhamos estava naquela mistura de goiaba processada, com açúcar, conservantes, estabilizantes e aromatizantes... isso valia mais do que qualquer dinheiro naquele momento. ‘Como os valores são relativos’, pensei, lembrando-me dos trezentos reais que eu carregava no bolso por não querer deixar no carro (...) Com trezentos reais, eu poderia comprar muitas latas de goiabada, queijos e até pagar um belo rodízio de churrasco para todo mundo, mas ali dentro aquele dinheiro não valia para nada.

Essa como as demais experiências vividas por essas cinco pessoas e relatadas tanto no livro quanto na palestra de Louzada revelam como a inteligência é capaz de vencer o medo, como o planejamento pode minimizar ou anular as condições negativas, como um cenário assustador pode se tornar uma grande alavanca para o crescimento e, sobretudo, que mais importante do que o instinto de sobrevivência o que conta nestes momentos é quanto estamos preparados para trabalhar em equipe e usar o nosso conhecimento e aquilo que temos em mãos para desenharmos e construirmos nosso futuro.

Com o prefácio do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e mais de 50 mil exemplares vendidos, a obra “Pra valer” é considerada diferente, emocionante e inspiradora, que fará o leitor descobrir que cada um tem uma “caverna” dentro de si, e que, ao se sentir perdido dentro dela, Você poderá tomar decisões e terá percepções que mostrarão que a vida é unica e, por isso, precisa ser vivida em sua plenitude.  

SOBRE O AUTOR
Mauricio Louzada - Um dos cinco palestrantes mais lembrados do Brasil (Top of Mind de RH). Pós-graduado em “Neurociências e Comportamento” pela PUC-RS. Ministra palestras desde 1998. Foi professor do SENAC-SP por 15 anos. Professional coach pela Bridgestone AC (Londres). Realiza cursos, palestras e treinamentos em empresas e universidades. É também um dos palestrantes com maior índice de recontratação entre empresas. Speaker do TEDx. Em 2010, recebeu o título Top of Business na categoria Palestrante. Por quatro vezes, foi premiado com o maior reconhecimento da América Latina na área de treinamentos: o Latin American Quality Awards (2010 - Santa Marta na Colômbia, 2012 - Lima no Peru, 2013 na Cidade do Panamá e 2015 em Santiago- Chile). Em 2014, recebeu o título "Palestrante do ano para a América Latina" pelo Latin American Quality Institute. A palestra “Pra valer”, que deu origem a esse livro, já foi assistida por mais de 2 milhões de pessoas em diversos países.

Ficha técnica
Pra valer
Autor: Mauricio Louzada
Editora Literare Books International – 6ª edição – 206 páginas – 2021
Formato: 16 x 23 cm   - Categoria: Não Ficção
ISBN Impresso: 9786559221875
ISBN digital: 9786559221974
Loja Literare: https://bit.ly/Loja-pravaler
E-book: https://amzn.to/3pc1Znn
Instagram: @literarebooks / @mauriciolouzada
Site: https://www.mauriciolouzada.com.br/
À venda nas principais livrarias físicas e e-commerces

Comentários