Confira essa bela entrevista com Karla D. Martins e Gustavo de S. Oliveira, autores do livro "Agnus Dei: D. Macedo Costa, D. Antônio Ferreira Viçoso e os passos tridentinos no Brasil"

 


POR ELENIR ALVES

Karla D. Martins

Meu berço foi Belém do Pará, chamada por muitos pérola do Amazonas, às margens do rio Guajará, braço para ilhas menores e a mais importante delas, Marajó. Estudei em escolas católicas, me criei no seio da Igreja, Berço de Belém, depois ingressei no tradicional  Colégio Paes de Carvalho. Estudei na Universidade Federal do Pará, curso de História entre 1991-1995, onde comecei os estudos acadêmicos, após isso, fui para o Amapá, 1999-2001 com a missão de lecionar História da América, no específico estudo de período colonial, fiquei por lá até ingressar na pós-graduação da Unicamp, 1991-2005, aprimorando meus conhecimentos em História Cristã, nesse meio tempos mudei de cidade, passando a lecionar na Universidade Federal de Viçosa e desde 2002 estou na carreira acadêmica em áreas como História Antiga, Medieval, Arte Sagrada. Meus trabalhos e estudos circulam o campo religioso, do Cristianismo ao Esoterismo, Filosofia Religiosa e Práticas Mágicas. Nas horas “mortas” escrevo poesia, contos, epígrafes poéticas, ouço música e crio meus filhos. Cuido das minhas plantas e vejo o céu sempre que posso. Sou buscadora de conhecimento e aprendiz.

 Gustavo de S. Oliveira

Nasci em Belo Horizonte, mas passei toda minha infância em uma cidade pequena do interior de Minas Gerais. Cursei História na Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado na Unicamp. Hoje sou professor na Universidade Federal de Uberlândia.

 ENTREVISTA: 

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário? 

Karla D. Martins: Karla D. Martins: No meio literário não acadêmico iniciei há muito tempo, escrevendo apenas para mim, a escrita foi a forma que encontrei para dialogar, para externalizar algo que dentro estava meio confuso e quando escrevia parecia mais claro, talvez seja isso a função terapêutica da escrita, aquilo que historicamente os gregos chamavam de catarse. O que é legal disso é que nada do que escrevo é pura ficção, parte do pressuposto de uma realidade materializada, pensamento, sentimento, escrita tudo numa corrente só. Isso aconteceu há muito tempo, por volta dos 17 anos, mas fui melhorando acho rsrs. Um exemplo do que digo é um poema que escrevi chamado O velho sobrado, nesse poema me vejo como uma casa e toda a metáfora acontece, assim como na seguinte estrofes: “Nos umbrais das portas carcomidas, há rasgos da velha tinta em contornos; Numa mesa repousa em silêncio pequenas fotos e seus adornos; [...] Trieste destino tem o sobrado, aonde vivi os melhores anos; agora daqui só vejo enganos, dessas paredes que ultrapasso.” (Karla D. Martins – O velho sobrado) 

Gustavo de Souza Oliveira: Minha trajetória na escrita ocorreu no universo acadêmico. Meu interesse por leitura surgiu bem cedo. Em minha casa sempre tivemos acesso aos livros.


Revista Projeto AutoEstima: Vocês são autores do livro "Agnus Dei: D. Macedo Costa, D. Antônio Ferreira Viçoso e os passos tridentinos no Brasil". Comente.

 Karla D. Martins: Sim, somos.

Gustavo de Souza Oliveira: Sim. O livro é fruto das nossas pesquisas.


Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

 Karla D. Martins: No caso específico desse Livro, houve a necessidade de publicar uma pesquisa de muitos anos realidade desde minha pós-graduação em História, em 2005, com a elaboração do mestrado concluído na Unicamp e sob a orientação do professor Dr. Leandro Karnal, hoje um grande midiático, professor e influenciador digital. Foram anos e anos reunindo material de pesquisa e com algum método, vontade de escrita e pouco tempo, consegui o feito. O processo em si de criação científica nesse livro em particular foi apoiado pelos determinados na academia, porém também fiz uso de ferramenta criativa como visitar os locais para reunir mais elementos, anotar tudo que dizia respeito aos personagens envolvidos, selecionar e reunir o material de modo a criar um contexto explicativo mais vasto possível da História da Igreja Católica Geral e da História da Igreja Católica no Brasil em particular. Um método que os cientistas pouco usam foi de grande serventia, o empático e a chamada tela mental que faço uso para dar aula e para escrever. Não é convencional, mas para mim funciona.

Gustavo de Souza Oliveira: A elaboração do texto é fruto da pesquisa em acervos documentais. No meu caso específico a maior parte da documentação utilizada foi levantada durante meu mestrado. 


Revista Projeto AutoEstima: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Karla D. Martins: As pesquisas foram realizadas em arquivos históricos, arquivos eclesiásticos, acervo de banco digital disponível na rede mundial de computadores, santuários, locais de permanência dos personagens no passado como é o caso da Casa chamada Cartuxa aonde morreu D. Viçoso, Igreja de Santo Alexandre no Pará e Biblioteca e Pinacoteca do Santuário do Caraça, isso com permissão, é claro. Em Portugal na Diocese de Évora estivemos brevemente, a atmosfera do lugar foi útil à compreensão dos espaços clericais.

Alguns acervos foram doados por intermédio da amizade que o professor Gustavo de S. Oliveira manteve com o professor Maurílio Camello, nesse caso nos referimos às Cartas digitadas e comentadas por ele sobre D. Viçoso e também ao Position, um documento que veio às mãos de um dos meus bolsistas, Flávio Teixeira e que foi salutar à pesquisa. Enfim, reunido todo esse material, concluímos o livro com o todo o processo que merece: escrita, leitura e revisão entre 2015 e 2020. A partir disso, o Livro seguiu o caminho para o trâmite final, devendo aqui os meus agradecimentos à Editora da Universidade de Pernambuco (UPE) e o professor Carlos André S. de Moura que nos incentivou no processo e nos ajudou a concretizá-lo. Foi um longo caminho, às vezes nem mensurado por quem lê, além dos custos gerais. 

Gustavo de Souza Oliveira: Este livro é fruto de uma parceria de longa data. A partir de 2015, Karla e eu começamos a reunir as fontes que dariam embasamento ao livro. Foi um processo lento e muito produtivo. Envolveu não só uma análise documental, mas diálogos e viagens ao Caraça. 


Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar uma frase que você acha especial em seu livro? 

Karla D. Martins: Eu destaco a própria epígrafe que escolhemos: “...Nolite conformari huic seculo sed reformamini...”/ “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos.” (Apostolo Paulo por D. Viçoso em carta 1844-Rm 12:2) 

Gustavo de Souza Oliveira: Não tenho uma frase específica. Gosto muito dos trechos dos documentos em que D. Viçoso lamenta a situação de sua diocese. Passa a ideia de um homem comum, cercado de ansiedade e preocupado com suas responsabilidades. 


Revista Projeto AutoEstima: Quais são suas leituras preferidas? 

Karla D. Martins: Romances, literatura, poesia, contos diversos, livros científicos diversos, histórias de santos, histórias fantásticas etc. 

Gustavo de Souza Oliveira: É sempre difícil destacar leituras favoritas, mas ultimamente tenho me debruçado sobre a obra de Lima Barreto. 


Revista Projeto AutoEstima: Como analisa a questão da leitura no país?

Karla D. Martins: Bem, eu não queria ser arrogante e nem ter julgamentos rasos, mas acho que com o avanço das mídias sociais e outros veículos populares televisivos e atrativos gerais, os livros tem ficado cada vez mais esquecidos nas estantes, empoeirados e mortos. Eles precisam ser ativados no gosto geral. É importante termos uma política educacional de maior incentivo à leitura no país. Penso que campanhas de leitura, investimentos em bibliotecas e demais iniciativas poderiam adotados com mais ênfase.  

Gustavo de Souza Oliveira: Creio que os custos elevados dos livros é um fator que dificulta termos um número maior de leitores. 


Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores em início de carreira? 

Karla D. Martins: Bem, eu me considero também em início de carreira no que tange à escrita, mas as dicas são: não desista, não pense que é fácil, mas com vontade e determinação é possível, seja honesto com os autores e consigo mesmo, leia o máximo que puder, escreva o máximo que puder, colete, viaje e sonde, escute o texto também, porque ler é um diálogo e escrever é uma manifestação desse diálogo em maior escala, enfim, não se importe com críticas, faça. 

Gustavo de Souza Oliveira: Não tenho condições de dar conselhos sobre este assunto. Talvez o mais importante seja manter o objetivo sempre em mente e seguir o trabalho. 


Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Karla D. Martins: acesse o link do livro Agnus Dei: D. Macedo Costa, D. Antônio Ferreira Viçoso e os passos tridentinos no Brasil (upe.br) no site  da Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE) e se houver maior interesse é só me encontrar no instagram que passarei maiores informações aos interessados nesse item em particular. 

Gustavo de Souza Oliveira: Nosso livro está disponível de forma gratuita no site da Editora da Universidade de Pernambuco. O interessado precisa apenas realizar um cadastro e baixar a obra. Link da obra: https://www.edupe.upe.br/index.php/agnus-dei-d-macedo-costa-d-antonio-ferreira-vicoso-e-os-passos-tridentinos-no-brasil 


Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

Karla D. Martins: Há sempre! No momento estou trabalhando em artigos científicos, em uma ideia nova que mantenho em sigilo agora e também escrevo poesias e contos, além das minhas tarefas normais da Universidade. 

Gustavo de Souza Oliveira: Artigos e capítulos acadêmicos estão sempre no meu horizonte. 


Perguntas rápidas: 

Karla D. Martins:

Um livro: Médico de Homens e de Almas de Taylor Caldwell e Aydano Arruda

Um hobby: assistir séries de magia nas plataformas streaming, também clássicos

Um (a) autor (a):  Umberto Eco

Um ator ou atriz: Fahrid Murray Abraham que interpretou António Salieri no clássico de Jan Tomáš Forman – Amadeu.

Um filme: Amadeu.

Uma cor favorita: Lilás

Uma recordação em especial: Nascimentos dos meus filhos, em 2006 e em 2009.

 

Gustavo de Souza Oliveira:

Um livro: Ressurreição, Liev Tolstói

Um hobby: gosto de assistir e praticar tenis.

Um (a) autor (a):  Lima Barreto

Um ator ou atriz: Gosto muito de Marieta Severo.

Um filme: Silêncio

Uma cor favorita: verde

Uma recordação em especial: o nascimento dos meus filhos.


Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Karla D. Martins: Gostaria de agradecer a todos que nos ajudam nessa vida, e também a você Elenir Alves pelo apoio no meu trabalho. Minha gratidão. 

Gustavo de Souza Oliveira: Agradeço o espaço e a oportunidade. Espero que aproveitem a leitura de Agnus Dei: D. Macedo Costa, D. Antônio Ferreira Viçoso e os passos tridentinos no Brasil


Para acessar o link da obra e baixar: clique aqui 

Para saber mais, fale com a autora Karla D. Martins: @karlamartinsnovaterra

Você encontrará essa entrevista também na edição (junho/22) da Revista Projeto AutoEstima na página nº 22. Acesse e aprecie toda a edição que está imperdível: 

https://www.fabricadeebooks.com.br/revista_projeto_autoestima_26.pdf


Boa leitura! ♥

Comentários