Confira na íntegra essa entrevista maravilhosa com Ivete Rosa de Souza, autora do livro "Coração adormecido"

 

ENTREVISTA: 

Revista Projeto AutoEstima: Para iniciarmos, poderia contar para os nossos leitores como surgiu o seu interesse pela escrita? 

Ivete Rosa de Souza: Escrevo desde criança. Sempre gostei de ler e escrever, fui daquelas alunas que fazia a melhor redação. Sempre um pouquinho a mais do que era pedido. 

Revista Projeto AutoEstima: Você é autora do livro "Coração adormecido",( Editora Alarde). Comente.


Ivete Rosa de Souza: Sim. Alguns poemas estavam engavetados, outros vieram após a perda de entes queridos. Foi a cura para a ausência. 

Revista Projeto AutoEstima: Como se deu o processo de criação do seu e quais as suas inspirações? 

Ivete Rosa de Souza: Sempre me inspiro no que sinto e vivo. Outras influências são as pessoas quem vejo tanto perto quanto longe. Até mesmo meus animais de estimação. O tempo, a chuva, a vida, em tudo há um quê de poesia. 

Revista Projeto AutoEstima: Gostaria de destacar uma frase que você acha especial no livro? 

Ivete Rosa de Souza: Onde me leve a estrada escura, onde me leve esse estranho ninho, onde me leve essa desventura. Sou só eu onde dois sonhavam, onde desvendávamos, no desejo de viver tudo sem medos. Coração Adormecido. 

Revista Projeto AutoEstima: Quais são os seus livros prediletos? 

Ivete Rosa de Souza: Meu livro predileto é Antologia poética de Carlos Drummond de Andrade. 

Revista Projeto AutoEstima: Como você analisa a questão da leitura no país? 

Ivete Rosa de Souza: Péssima. Faltam incentivos às escolas, atenção aos estudantes e por consequência as artes em geral. 

Revista Projeto AutoEstima: Se você pudesse mudar algo em nosso país o que mudaria? 

Ivete Rosa de Souza: O método de ensino, o patriotismo. Eu no alto dos meus 66 anos, ainda me lembro da minha cartilha Caminho Suave. Das tabuadas, de cantar o Hino Nacional todos os dias. Sei de cor todos os hinos da Independência, República. Até da Marinha e exército. Acho vergonhoso alunos não saberem cantar o hino do próprio País. E ainda mais vergonhoso, não saber fazer uma conta de somar sem uma calculadora. A tecnologia emburreceu o ser humano. Assistem mais novelas e big brother do que leem. Eu pasmo quando um jovem não sabe dizer a data de um fato histórico. Acho absurdo. Gostaria de saber o que aprendem em salas de aula. 

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas você daria aos autores em início de carreira? 

Ivete Rosa de Souza: Ir à luta. Acreditar em si mesmo. Fiquei por muitos anos, escutando a opinião alheia. Quando me libertei, comecei a mostrar o que realmente sou e gostei, já estou lançando meu segundo livro "Ainda dá tempo", em forma de poesia mostro que quando desejamos, conseguimos conquistar. Ainda dá tempo de viver e ser feliz. Já estou em quinze Antologias, e me inscrevendo em todas que sou convidada. Me descobri contista, cronista, poetiza. Escrevi suspense, terror, e outros temas e adorei. Desafio dado eu faço. 

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Ivete Rosa de Souza: Podem me seguir no @iveterosades (Instagram) ou Facebook. Meus livros pessoais estão à venda no site da Editora Alarde. E se quiserem me conhecer pessoalmente, estarei autografando meus livros no dia 18 de junho, no Startup Café Rua da Consolação 2303 próximo estação Metrô Paulista. Entre 14 e 18 horas. 

Revista Projeto AutoEstima: Você tem uma grande participação em antologias, incluindo as antologias da Revista Projeto AutoEstima. Quantas antologias você já participou? Comente. 

Ivete Rosa de Souza: Este ano espero chegar em 20, e duas anteriormente que me deram coragem de submeter meus textos. Até o momento são 12. 

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

Ivete Rosa de Souza: Sim. Espero fazer um blog da terceira idade. Mas não voltado só aos mais experientes. Mas para informar o público jovem. Quero ajudar os novos talentos em seus primeiros passos. E falar de tudo um pouco. Gosto de falar e conhecer gente bonita e inteligente. Aquelas pessoas que agregam e te fazem sentir bem. 

Perguntas rápidas: 

Um livro inesquecível: Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Marques

Um hobby: ler e ver filmes

Um (a) autor (a): Vinícius de Moraes, Carlos Drummond

Um ator ou atriz: Glória Menezes

Um filme: Entrevista com o Vampiro

Uma cor favorita: Vermelho

Uma recordação especial: Nascimento dos meus filhos 

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Ivete Rosa de Souza: Quero agradecer a oportunidade, de estar colaborando nas Antologias desta revista. E a você por estar me dando espaço de falar do meu trabalho.


Lançamento do livro: Ainda dá tempo
Dia: 18 de junho - Entre 14h e 18h
Autora: Ivete Rosa de Souza
Endereço: Startup Café - Rua da Consolação 2303 próximo estação Metrô Paulista.
Instagram: @iveterosades
Facebook: https://www.facebook.com/iveterosa.desouza.1
Editora Alarde - Site: https://editora-alarde.lojaintegrada.com.br
Instagram: @editoraalarde




Você encontrará essa entrevista também na edição (junho/22) da Revista Projeto AutoEstima na página nº 36. Acesse e aprecie toda a edição que está imperdível: 


Comentários